Filmes 2015

CUEVAS DE LAS MANOS – Santa Cruz – Argentina
Sitio arqueológico CUEVAS DE LAS MANOS. Pinturas rupestres que datam de 9.000 a 7.200 a.C. que retratam cenas de caça, negativos de mãos, animais e desenhos abstratos.
Muito interessante!
https://youtu.be/f-9iURbqQ6E

EL CHALTÉN – Argentina
É um povoado ao Sul da Cordilheira dos Andes, aos pés do magnífico Cerro Fitz Roy, fundado muito recentemente, em 1985, para marcar território argentino frente ao Chile. A partir daí o governo ‘doa’ terreno para quem tiver um projeto para o desenvolvimento da região. Chaltén na língua tehualche significa ‘montaña fumegante’ devido a constância das nuvens ao seu redor.
Como a região é extremamente bela, é considerada a ‘segunda cidade do mundo para conhecer’ – Lonely Planet 2015. Apesar do fluxo turístico El Chaltén é um lugar simples, com muitos mochileiros, alpinistas, caminhantes – capital do trekking – aventureiros de toda ordem, pousadas, campings, comida básica mas saborosa.
https://youtu.be/eMFnod61By4

CANAL DE BEAGLE – Argentina/Chile
Separa as ilhas do extremo sul do continente da Terra do Fogo, no extremo da América do Sul. Partindo do porto de Ushuaia, visita-se várias ilhas pelo caminho, como a dos Pássaros, Alicia, Bridges e Redonda, onde se avistam lobos marinhos, pinguins, cormoranes e outras aves marinhas até a estância Harberton, onde viveu o primeiro homem branco na Terra do Fogo. Canal de Beagle deve seu nome ao navio britânico HMS Beagle, que no século XIX levava a bordo o célebre naturalista Charles Darwin. As principais zonas habitadas nas margens do canal são Puerto Williams (Chile) e Ushuaia (Argentina).Sua parte oriental marca a fronteira entre o Chile e a Argentina, mas sua parte ocidental pertence ao Chile.
https://youtu.be/_YR8SaqIeyk

PASO SICO – Argentina/Chile
De Salta à San Pedro de Atacama via Paso-sico.
É uma das opções para a travessia dos Andes ligando os dois pontos. Suas bonitas paisagens justificam esta rota (mas não deixem de conhecer a outra travessia pelo Paso Jama!). Saindo de Salta pela RN51 até San Antonio de Los Cobres – 170km de estrada boa, passando por paisagens magníficas e o ponto mais alto a 4560msnm – Alto Chorrillo. Mais 130 km até a fronteira com o Chile. Daí, mais 210 km até San Pedro de Atacama e novamente outras paisagens sensacionais incluindo cores, salares, vulcões e as famosas ‘Lagunas Altiplânicas’. Realmente um trecho de ‘tirar o folego’!
https://youtu.be/yTn1Jcp6QMw

SALAR DE UYUNI – Bolívia
Maior superfície de sal do planeta. Localizado no altiplano sudoeste da Bolívia na altitude de 3650 metros sobre o nível do mar. Algumas ‘ilhas’ que são remanescentes de topos de vulcões aparecem com a vegetação típica de grandes cactos que crescem a média de 1cm/ano e chegam até 12 metros de altura. Em alguns pontos aparecem buracos na superfície com ‘cavernas’ sob a camada de sal o que exige bastante atenção.
Com certeza é um dos ícones naturais mundiais a ser visitado!
https://youtu.be/13ZBs4Qk3-4

QUEBRADA DE LAS FLECHAS.  Na Ruta 40 entre Cafayate e Cachi – ARG.
Uma travessia notável pela Ruta 40. São 20 km de rípio de uma formação rochosa de feições inclinadas e pontiagudas que se assemelham a pontas de flechas (daí o nome) formando desfiladeiros estreitos com paredes de até 50 m de altura.
https://youtu.be/dWdrqQFqIJM

DE PICA A COLCHANE – Chile
Pica é uma pequena cidade no Chile situada no interior do deserto de Atacama formando um pequeno oásis onde se cultiva o famoso e delicioso ‘limão de Pica’. Daí, subindo para o altiplano andino por carretera de rípio, trechos com bastante ‘costelas de vaca’ e poeira.  Quase na divisa com a Bolívia aparece o espetacular Salar Del Huasco que, pode-se dizer, pertence ao complexo do Salar de Uyuni na Bolívia. Continuando por caminhos pouco percorridos chega-se ao pequeno povoado de Lirima onde nos é permitido pernoitar. Dia seguinte segue a viagem por paisagens deslumbrantes típicas de terreno vulcânico e clima desértico onde se chega a Colchane, fronteira com a Bolívia, aos pés do Vulcão Isluga. Viagem espetacular!
https://youtu.be/OYt5xXsvq0g

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *