2018

Mina do Brejo-Verruga em Igatu – BA
Antiga mina de diamantes, a Mina Brejo-Verruga está aberta à visitação. No interior do salão principal, bonecos de argila homenageiam garimpeiros que trabalharam ali, com seus nomes e cada um com ‘roupa’ diferente. É um projeto de restauração, sem dinheiro, mas fantástico e vale a pena a visita!
https://youtu.be/_JBEGMCbHqo

Trilhas em Mucugê – BA
Camping Mucugê, aprendendo andar em trilhas com a moto e fazendo as maravilhosas trilhas pelo interior de Mucugê.
Imagens aéreas (drone) do amigo gaúcho ‘Gordo’.
https://youtu.be/EzCThpAyn2c

Procissões, religiosidade conservadora e moderna.
Parar em praças, ruas, em frente a igreja, próximo ao posto policial, bombeiros ou outro ponto ‘mais seguro’ em cidades do interior muitas vezes nos apresentam surpresas!
https://youtu.be/apRkvIwoFWU

Saindo da cidade de Turmalina para Berilo – MG.
BR-367, não asfaltada e com muita poeira, MUITA poeira e toda região sofrendo muito com a seca. 71 km de poeira e estrada ruim, cheia de pedras e buracos obrigando o CAMARADA fazer 17,98 km/h de velocidade de cruzeiro! ? Mas valeu pela bela paisagem e conhecer outras cidades e pessoas pelo caminho.
https://www.youtube.com/watch?v=SKCu-BmurL8

De Diamantina ao Parque Estadual do Biribi. Diamantina – MG
O Parque Estadual do Biribiri – Diamantina – MG Está inserido no complexo da Serra do Espinhaço a apenas 20 minutos do Centro de Diamantina. Ao final do passeio, não deixe de ir à Vila Biribiri. Em 1876, o Bispo de Diamantina, Dom João Antônio dos Santos, criou a Estamparia AS que foi uma das primeiras e mais importantes fábricas têxteis do Estado. A fábrica chegou a ter 1200 operários. Encerrou suas atividades em 1976. Atualmente abriga 30 moradias, uma população de cinco pessoas, dois restaurantes com estrutura simples que servem bebidas geladas e pratos mineiros, uma igreja colonial do século 19 que abriga um relógio doado pela Coroa Portuguesa, uma escola e um clube desativados. Hoje vila está em processo de restauração A entrada gratuita. Mas, atenção! Há várias regras: – Horário de visitação: até 18h – Não é permitido fazer churrasco – Proibido acampar ou dormir em carros. Os caminhos dentro do parque encanta pelas paisagens e seus rios de leitos de pedras, formando cachoeiras sendo as mais famosas a Sentinela e Cristais. 
https://www.youtube.com/watch?v=mzBsgKPvSgo

Pequeno Trecho da Estrada Real entre Serro e Milho Verde – MG
Neste pequeno trecho a Estrada Real está em obras (há bastante tempo, segundo moradores). Mas um trecho muito bonito e interessante pela paisagem, relevo e vegetação tipicas da Serra do Espinhaço. Milho Verde, pequeno distrito de Serro, abriga belezas naturais que atrai o turismo e quem quer paz e tranquilidade. 
https://www.youtube.com/watch?v=iAVYq2pzA3Y

Problema com a altura do CAMARADA! 
Fazer amizades pelo caminho é a melhor recompensa para o viajante. 
Fomos ver a exposição de carros antigos em Araxá-MG e um casal nos procurou, Rogério Luciano (Love) e Raquel com a filhinha Clara, querendo informações sobre motorhome. Confiança estabelecida, fomos convidados para ir à sua chácara em Lagoa da Prata-MG. Na entrada surgiram galhos como obstáculos. Começamos usando um facão e de repente um trator aparece sendo pilotado pelo próprio Love para ‘podar’ os galhos!
Com uma acolhida super prazerosa, ficamos uma semana abusando dessa hospitalidade.
Obrigado família Love!
https://youtu.be/ExY26pIgsMY

Passeio e visita aos canyons do Lago da Hidroelétrica de Furnas. Capitólio – MG
https://www.youtube.com/watch?v=tKhh3w90cl4

Travessia do Parque Nacional Serra da Canastra – MG
Desde a Portaria 3 – (Sacramento) até a Portaria 1 – (São Roque de Minas) ~95km. Travessia razoavelmente fácil com belíssimas paisagens, nascente histórica do Rio São Francisco, acesso a diversas cachoeiras e alguns animais. A parte que requer mais cuidado é a descida da P1 para São Roque de Minas que é bastante íngreme, com curvas fechadas e piso ruim, trecho pequeno mas digno de estágio para as estradas andinas.
https://www.youtube.com/watch?v=MUDMBUamvNQ&t=36s

Vale da Gurita no Parque Nacional da Serra da Canastra – MG
VALE DA GURITA região rural de Delfinópolis – MG. Faz divisa com o Parque Nac. da Serra da Canastra. Subidas e descidas íngremes, estrada estreita e sinuosa, pontes frágeis e a vegetação típica do serrado proporciona um ótimo passeio e uma boa aventura.
https://www.youtube.com/watch?v=3YDrpAZmFnk&t=19s

Comendo um sashimi-ceviche de piranha – pantanal-MS
Sashimi/ceviche de Piranha ‘in real time’. Feito pelo chef e piloteiro Thiago. Filé da piranha tirado na hora, limão, shoyu, sal, cebola, gengibre. Rio Miranda, Pantanal – MS
https://www.youtube.com/watch?v=hzta_cH11jE&t=10s

Um pouco do Pantanal brasileiro na região de Passo do Lontra – Pantanal-MS
É uma diversidade contagiante, um paraíso para a vida animal. Temos que conservá-lo! https://www.youtube.com/watch?v=7tg1IO531UM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *